FAQ

Filtros
Projeto CPO
Simulador de Políticas
Mais Informações

Projeto CPO

O Cardio Policy Optimiser (CPO) é um projeto inovador que visa melhorar as políticas de saúde pública relacionadas com a saúde cardiovascular, através da análise de dados e simulações avançadas dessas políticas. Coordenado pelo NOVA Center for Global Health Lab da NOVA IMS e financiado pela Novartis Europe, o CPO utiliza um modelo com base epidemiológica e um algoritmo matemáticos para integrar dados genéticos, sociodemográficos, comorbilidades e estilos de vida.

Através do simulador do CPO, é possível explorar cenários epidemiológicos e visualizar o impacto potencial de diferentes políticas de saúde, oferecendo uma ferramenta para o apoio de tomada de decisões, com destaque para os decisores políticos, profissionais de saúde, ONGs e associações de doentes. O projeto conta ainda com a validação de especialistas do National Advisory Board de cada país em que o modelo é implementado, garantindo que as simulações refletem as realidades nacionais.

Saiba mais informações aqui.

A Aterosclerose Cardiovascular (ASCVD) é uma doença crónica que se caracteriza pela acumulação de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Estes depósitos podem provocar o estreitamento ou bloqueio das artérias, resultando em diversos problemas de saúde, dependendo da artéria afetada, incluindo doenças coronárias, doenças cerebrovasculares, doenças vasculares periféricas, insuficiência cardíaca, problemas na carótida, aneurismas e problemas renais.

Saiba mais informações aqui.

Os principais objetivos do projeto CPO são divulgar dados robustos para apoiar a tomada de decisões relacionadas com as doenças cardiovasculares, melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com estas doenças e reduzir o impacto das doenças cardiovasculares na sociedade.

Saiba mais informações aqui.

A implementação de políticas de saúde que incentivem estilos de vida saudáveis, facilitem o acesso a cuidados preventivos e introduzam programas educativos e de intervenção pode reduzir os riscos das doenças cardiovasculares.

Saiba mais informações aqui.

A equipa do projeto CPO é composta por profissionais de saúde, gestores de saúde, políticos, académicos, analistas de dados, especialistas em comunicação e representantes de associações de doentes.

Saiba mais informações aqui.

O projeto CPO é coordenado pelo NOVA Center for Global Health Lab da NOVA IMS e conta com o sponsorship da Novartis Europe.  Saiba mais informações aqui.

Esta investigação é conduzida de forma independente, com integridade e objetividade dos resultados, de acordo com o Código de Ética e Deontologia de Investigação Científica da Universidade Nova de Lisboa.

Simulador de Políticas

O simulador CPO está disponível para a população geral e é especialmente útil para decisores políticos, profissionais de saúde, ONGs, associações de doentes e a todos os interessados em melhorar a saúde cardiovascular. Esta plataforma é de fácil uso, independentemente do nível de conhecimento sobre a doença, políticas e outros aspetos técnicos do simulador, e oferece recursos bibliográficos de apoio.

Pode aceder à versão web do simulador CPO, disponível no link abaixo, e ainda fazer download da app para iOS ou Android.

O simulador CPO permite gerar cenários epidemiológicos para um período de até 10 anos, entre 2024 e 2034, oferecendo uma visão abrangente e a longo prazo dos impactos das diferentes políticas na saúde cardiovascular.

Todos podemos beneficiar do uso do simulador CPO para tomar decisões informadas e baseadas em dados fiáveis sobre políticas de saúde cardiovascular.  O simulador é particularmente útil para todos os que fazem advocacia pela melhoria da saúde cardiovascular, tais como profissionais de saúde, decisores políticos, investigadores, associações de doentes, entre outros interessados nesta área.

O projeto CPO utiliza um modelo de base epidemiológica, suportado por um algoritmo matemático, cujos dados são apresentados através do Simulador CPO. O Simulador CPO integra dados genéticos, sociodemográficos, comorbilidades e estilo de vida para gerar cenários de intervenção política, incluindo resultados de saúde e os custos associados, tendo em vista a redução da incidência e a mortalidade das doenças cardiovasculares.

Saiba mais informações aqui

O National Advisory Board (NAB) avaliou e selecionou 12 políticas de saúde pública para o projeto CPO, com base na sua eficácia em reduzir o impacto das doenças cardiovasculares na sociedade. As políticas foram organizadas na lógica de Cure Cascade, incluindo a Prevenção, o Diagnóstico, o Tratamento e o Linkage-to-Care.

Políticas:

  • Ambientes sem fumo e taxação do tabaco.
  • Programas de aconselhamento sobre atividades físicas e criação de ambientes apropriados para todos os grupos populacionais, com ênfase em escolas e locais de trabalho.
  • Campanhas de sensibilização e media sobre ASCVD e seus fatores de risco.
  • Reformulação de produtos alimentares e desenvolvimento de intervenções, nomeadamente em instituições públicas, para reduzir o teor de açúcar, sal e gordura.
  • Restrições de marketing de alimentos com alto teor de açúcar, sal e gordura.
  • Teste de Lp(a) em todos os indivíduos, pelo menos uma vez na vida, especialmente em indivíduos de alto risco.
  • Programas de rastreio de LDL-C.
  • Programas de rastreio de hipertensão.
  • Acesso fácil a serviços de alta qualidade e acessíveis para populações vulneráveis.
  • Serviços de saúde centrados no paciente para toda a população.
  • Melhoria da educação em saúde (alfabetização em saúde + cidadania em saúde) para toda a população.
  • Melhoria na avaliação da tecnologia da informação em saúde para profissionais de saúde.

Saiba mais informações aqui

Mais Informações

Pode contribuir com sugestões, dados ou partilha de experiências pessoais
através do formulário de contacto, clicando no botão abaixo:

Sim, garantimos a confidencialidade de todas as informações partilhadas, salvo
autorização expressa para divulgação.

O simulador está disponível em três idiomas: português, inglês e francês.

Sim, o simulador pode ser acedido em computadores, smartphones e tablets, através da versão web ou das aplicaçõesmóveis disponíveis para iOS e Android.


Para mais informações, visite a página "Projeto CPO" ou contacte-nos através
do formulário de contacto, clicando no botão abaixo: